quinta-feira, 1 de julho de 2010

ERRO DA FOLHA, ELIMINA BRASIL DA COPA

Folha assume erro pela publicação de anúncio que eliminou o Brasil

Errata foi divulgada na edição desta quarta-feira (30) junto ao anúncio correto

Após veicular um anúncio errado na edição desta terça-feira (29), a Folha de S. Paulo publicou nesta quarta-feira (30) uma errata e veiculou o anúncio correto da rede de varejo Extra, parabenizando a Seleção brasileira pela vitória contra o Chile na Copa do Mundo da Fifa.
A retatação ocorreu devido a um erro na edição anterior, em que o jornal publicou o anúncio da rede de varejo se despedindo da participação brasileira na Copa, sendo que o jogo havia terminado com um placar de 3x0 para o Brasil contra a equipe do Chile. De acordo com a rede, foram criados dois anúncios, um para o caso de derrota e outro para vitória da Seleção.
Em nota divulgada ontem (29) o Extra lamentou o erro na publicação. Através de seu Twitter, Abilio Diniz, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Pão de Açúcar, pediu desculpas em nome da companhia.
A errata da Folha de S.Paulo foi publicada no Caderno Copa, página D21, assumindo o erro e lamentando o ocorrido, seguido pela veiculação do anúncio correto, que parabeniza o Brasil pela vitória.

Postado por Giovana Sala
Alana questiona regulamentação da Anvisa para publicidadeInstituto argumenta que

Projeto não contempla proteção especial ao público infantil

Depois que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou a tão aguardada regulamentação para a publicidade de alimentos e bebidas, nesta terça-feira (29), o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, divulgou comunicado no qual questiona o texto final da agência.
Os argumentos utilizados pelo instituto são os de que a Anvisa retirou do texto a proteção especial ao público infantil e desconsiderou as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), aprovadas em 20 de maio deste ano por 27 países, incluindo o Brasil, durante a 63ª Assembléia Mundial de Saúde (World Health Assembly – WHA), realizada em Genebra (Suíça). Para a OMS, os governos internacionais têm a responsabilidade de desenvolver políticas públicas para reduzir o impacto do marketing de alimentos e bebidas com baixo teor nutricional nas crianças. Com esse objetivo, uma das orientações pede a proibição de comunicação mercadológica desse tipo de produto em ambientes dedicados às crianças, como escolas e playgrounds.
O instituto também lembra que a proposta de regulamentação da Anvisa vem sendo discutida com a sociedade civil organizada, com órgãos de defesa do consumidor e com representantes do mercado desde 2006, quando a agência abriu a Consulta Pública nº 71. Segundo a entidade, o texto atual não contempla os artigos discutidos e aprovados em audiência pública realizada em agosto de 2009, que davam proteção especial ao público infantil, a exemplo da proibição de brindes e prêmios condicionados a compra de alimentos.
São justamente os artigos discutidos e aprovados em 2009 que o Projeto Criança e Consumo quer ver no projeto de regulamentação, que hoje, segundo o instituto, aplica ao público infantil exatamente as mesmas regras criadas para o público adulto, sem tratar a criança como um consumidor vulnerável aos abusos mercadológicos.
A nova resolução da Anvisa prevê que toda a comunicação de produtos com alto teor de açúcar, gorduras e sódio e de bebidas com baixo teor nutricional seja acompanhada de alertas para possíveis riscos à saúde no caso de consumo excessivo. A agência concede prazo de 180 dias para que os fabricantes e anunciantes se adaptem as suas determinações.

Postado por Giovana Sala

BRIEFING CRIATIVO

Uma avaliaçao do briefing criativo - necessidade ou desperdício de papel ?

Sao 78 slides e 9 liçoes essenciais sobre a importância do briefing no processo criativo. Veja a apresentaçao abaixo criaçao de Jasmin Cheng da Twist Image, sobre o documento que continua sendo "a pedra angular de qualquer agência de publicidade".

http://www.slideshare.net/jasmincheng/the-creative-brief-a-research-project

Postado por Giovana Sala

COPA DO MUNDO

Quase todo mundo q aparece no filme da Nike já foi pra casa, reparou?

Estaria o tão festejado comercial da Nike para a Copa do Mundo - 'Write the Future' -amaldiçoado?
É o Que perguntamos, depois de observar que as seleções da maioria dos astros que aparecem no filme já se despediram do campeonato. Por ordem de aparição no comercial – Didier Drogba (Costa do Marfim já era), Fabio Cannavaro (Itália, dispensa comentários), Wayne Rooney (Inglaterra idem), Franck Ribéry (França fez fiasco), seguido por Landon Donovan e Tim Howard (EUA) e, por fim, Cristiano Ronaldo (Portugal). Por sorte, o brasileiro em destaque, Ronaldinho Gaúcho, não está na seleção – seria um bom sinal?

Veja o video no link :
http://www.youtube.com/watch?v=idLG6jh23yE&feature=player_embedded#!

Postado por Giovana Sala