sexta-feira, 21 de maio de 2010

Curso de Mensuração de Resultados em Comunicação

Mensuração de Resultados em Comunicação

Cidade: São Paulo

Datas e horários
:: 26/6/2010 e 27/6/2010
:: Sábado (de 9h a 18h) e domingo (de 9h a 13h)

O que é o Curso?
A evolução dos processos comunicacionais gerou a necessidade de conhecer qual o desempenho e o que se obteve com as ações empreendidas. É o fim da era do intangível. Por essa razão, hoje é imprescindível trabalhar com a Mensuração de Resultados em Comunicação Corporativa, tema da nova oficina do Comunique-se. Com esse curso, os alunos poderão conhecer ferramentas e aprender a criar critérios de avaliação e, principalmente, definir estratégias para alcançar os resultados estimados. A mensuração de resultados também está diretamente atrelada ao conhecimento dos objetivos do cliente, seja na comunicação interna ou no atendimento de assessoria de imprensa, de forma a definir o planejamento da comunicação e, conseqüentemente, os indicadores de desempenho alinhados à estratégia do negócio.

Conteúdo programático

A importância da mensuração de resultados
Os novos conceitos sobre o trabalho da comunicação. A necessidade de avaliar o relacionamento com stakeholders, os programas de responsabilidade social e os investimentos em comunicação.

Como realizar um diagnóstico de comunicação
Como coletar informações. O que vamos buscar para esse diagnóstico? Quais dados são relevantes. Como fazer a triagem de informações. Formas de organizar um diagnóstico e traçar objetivos.

Os objetivos do cliente e a construção do planejamento de comunicação
Quais os anseios e necessidades do cliente. Como deve ser estruturado um planejamento de comunicação com resultados pré-estabelecidos. Periodicidade e formas de avaliação do planejamento.

A criação de ferramentas de mensuração
A utilização de modelos específicos para cada situação. Como utilizar os resultados do diagnóstico para criar ferramentas de mensuração. Como escolher áreas e temas que devem ser mensuradas. O risco da banalização do processo de avaliação.

Como mensurar a imagem e a reputação – exercícios
Estudo de caso para aplicar ferramentas de mensuração que possam avaliar o valor da imagem e da reputação. A utilização de pesquisas. A importância da exposição na mídia. Quais estratégias adotar após a mensuração.

A criação de indicadores para avaliação de exposição na mídia
Como avaliar exposição na mídia. A necessidade de criar parâmetros específicos que se enquadrem no contexto avaliado e no perfil do cliente. A mensuração nos diferentes formatos de veículos.

Qual deve ser a periodicidade das avaliações
Como determinar a periodicidade em que a mensuração deve ser revista. Avaliação de cenários. Como fazer correções e ajustes.

Os processos de análises dos resultados
Quais metodologias podem ser adotadas. Como avaliar os resultados. O que deve ser considerado nas informações obtidas.

Como utilizar a mensuração para a tomada de decisão
A análise histórica que facilita a tomada de decisão para aplicar estratégias de comunicação e ações por parte do cliente.

Como a mensuração pode otimizar o trabalho de comunicação
A organização do trabalho de comunicação baseada na mensuração de resultados. Quais os benefícios para a consolidação das ações de profissionais de comunicação interna e assessoria de imprensa.

Carga horária
:: 12 horas-aula

Ministrante (Neuza Serra)
Neuza Serra, jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. Atualmente é sócia-diretora da agência editorial Trilha das Idéias. Atua na MVL Comunicação como executiva de contas. Foi gerente de relações institucionais da empresa Controlar S.A e assessora de Gestão Estratégica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. No jornal Gazeta Mercantil foi repórter de meio ambiente e no jornal A Gazeta de Vitória atuou como editora do caderno de Cultura. Na rádio Eldorado coordenou a campanha pela recuperação do rio Tietê.


Local
:: Prédio do Comunique-se
:: R. Helena, 335 - Mezanino
:: Vila Olímpia
:: São Paulo - SP sp_helena2.jpg


Investimento
1 x R$ 360,00

Formas de pagamento
:: 1ª parcela com boleto bancário e demais com cheque pré-datado; ou
:: Parcelamento com cartão de crédito

Inscrição
:: Via internet: http://www.escoladecomunicacao.com.br/inscricao/inscricao1.asp?id=934
:: E-mail: cursos@comunique-se.com.br
:: Telefone (11) 3897-0860
:: O horário de atendimento é de 9h a 18h

postado por Kendra, Nina e Bene-Hur

Nenhum comentário:

Postar um comentário